Moedas de ouro

O ouro voltou a subir após a Standard & Poor’s anunciar a baixa de pontuação da França, na sexta-feira, de AAA a AA+, bem como a de Portugal, Áustria, Espanha, Eslováquia, Eslovénia, Chipre e Malta.

São também, cada vez maiores as preocupações e dúvidas quanto à Grécia poder declarar-se insolvente (na realidade já o é, segundo a opinião de muitos analistas) pois isso acarretará para a União Europeia um acréscimo de despesa em pagamentos de seguros sobre a dívida não paga, e também para os Bancos Europeus, que são as entidades com maior responsabilidade no pagamento destes seguros e tendo em conta a fragilidade destes, atualmente.

Não é por isso de surpreender que os mercados tenham sofrido perdas depois da notícia de sexta-feira e que os metais preciosos, sobretudo o ouro mas também a prata e a platina, tenham valorizado, mantendo assim um bom suporte.

A procura de ouro físico continua forte na Índia e na China, sendo que o gigante asiático é o calcanhar de Aquiles da Índia na procura global de ouro.
Desde 2002 até 2011 o ouro acumula uns impressionantes 19% de valorização anual, o que faz dele uma opção de investimento de eleição.

Claro que de repente isto pode sofrer alterações, ainda que momentâneas, e a desvalorização deste metal é algo que está no horizonte das projecções de alguns analistas internacionais. Sendo um bom investimento a médio e longo prazo, não deixa de ser também uma boa oportunidade, neste momento, para a realização de mais-valias, se investiu há algum tempo, para beneficiar do momento alto que o ouro está a passar.

Ourinvest EntrecamposEste é também o conselho da Ourinvest Entrecampos: vender para realizar mais valias ou simplesmente liquidez, ou comprar numa perspectiva de médio/longo prazo, como investimento.

O ouro é sempre um refúgio financeiro, eleito como o activo de refúgio pelos investidores mundiais nos últimos anos, imune a flutuações cambiais, inflação e pressões financeiras especulativas, dentro de certos limites. Fácil de converter em dinheiro a qualquer momento é o instrumento financeiro por natureza para quem é avesso a grandes riscos sem no entanto dispensar margens de ganho interessantes.

Para consulta de cotações, avaliação, compra ou venda de ouro e prata, não deixe de visitar a Ourinvest Entrecampos em Lisboa. Somos uma referência neste mercado. A opinião dos nossos clientes fala por nós.