Fundição do ouro

Para fazer ouro, utilizável na indústria de ourivesaria e outras, é utilizado um processo através da Fundição do ouro com a junção de uma liga. Este é um método de fusão que visa a liquefação a altas temperaturas e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificação para que seja possível ser trabalhado.

Características de fusão do ouro

Ourinvest LingotesPara fazer ouro através da fundição do ouro são necessários os metais adequados, o ouro puro, de 24 quilates, encontra-se disponível para venda a 99,9% (1000 milésimas ou 24 quilates). No entanto, o ouro puro é demasiado mole para o fabrico de Jóias. Por esse motivo, é necessário juntar ao ouro puro (24 quilates – 1000 milésimas) uma liga que o ajude a ter a resistência necessária que permita o uso diário sem que fique facilmente riscado ou deformado. A maioria das ligas comercialmente utilizadas são baseados no sistema de junção de ouro-prata-cobre. As ligas Au-Ag-Cu (ouro-prata-cobre) apresentam uma baixa pressão de vapor e, portanto, não apresentam uma volatilização significante nas temperaturas de fundição normal em torno de 1200° C. Ouro puro – 1.070° centígrados, Prata – 961° centígrados.

Ligas para fazer ouro por fundição

As ligas para fazer ouro por fundição, ligas de 18k e de 19,2k (liga de ouro de lei portuguesa).
OURO 18 quilates – 750 Milésimas (75%). Para fazer um lingote de uma liga de OURO de 18 k (750 milesimas) é necessário 75% de ouro fino, mais 12,5% de prata, mais 12,5% de cobre.
OURO 19.2 quilates – 800 Milésimas (80%). Para fazer um lingote de uma liga de OURO de 19,2 k (800 milesimas) é necessário 80% de ouro fino, mais 10% de prata, mais 10% de cobre.

Outras ligas para fazer Ouro por fundição

Liga de ouro de 14 quilates:

O padrão de ouro de 14 quilates é fixada em 58,5%, conhecido como ouro de 585 milésimas. Há uma ampla aplicação para esta liga, tendo dureza semelhante e sendo menos caro do que o ouro de 18 quilates. É amplamente utilizado em aplicações industriais em jóias, pontas de caneta, instrumentos elétricos e na eletrónica.

Liga de ouro 9 quilates:

A liga de 9 quilates de ouro com 37,5% de ouro fino (puro), conhecido como ouro de 375 milésimas, é utilizado em aplicações similares à liga de 14 quilates. É amplamente usado nos EUA na indústria da joalharia.

Os lingotes de Ouro para Investimento

É considerado um investimento seguro e tem sido usado como refúgio financeiro em épocas de alguma turbulência económica. Por conservar o seu valor independentemente da inflação e de outros fatores que afetam sobretudo o papel-moeda, o ouro é tido pelos especialistas como um ativo-refúgio de grande valor e segurança.

Em geral o investimento em lingotes de ouro físico é efetuado em lojas especializadas (ex: Ourinvest em Entrecampos – Lisboa) e é, por força de normativo Europeu, isento de IVA. Esta isenção, aliada à grande facilidade de transmissão, bem como, de reconversão em euros, torna este investimento bastante atrativo, razão pela qual é neste momento tão procurado em detrimento dos tradicionais métodos de poupança.

Para mais informações acerca do investimento em barras de ouro, de 24 quilates, consulte a Ourinvest Entrecampos.

Veja aqui no Blog, ou no Site, os nossos contactos.