Ouro como refúgio de valor

Os preços do ouro têm vindo a subir, devido à desaceleração do crescimento global, gerado pelo surto do vírus na China, conhecido por COVIR-19, enfraquecendo o apetite por ativos de maior risco entre os investidores.

O vírus, que surgiu na China e se espalhou para vários países, interrompeu as viagens globais, o que levou várias empresas a suspender suas operações na China. O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde declarou o surto de emergência em saúde global. O receio aumenta e faz aumentar as preocupações nas economias globais.

O medo do vírus atingir o crescimento da segunda maior economia do mundo causou um declínio acentuado nas bolsas de valores, o que levou os investidores a ativos seguros, como ouro, o iene e o franco suíço.

Os riscos de uma desaceleração na China, segundo o Federal Reserve, no curto prazo, poderá afetar a economia dos EUA, que manteve as suas taxas de juros inalteradas.

Devemos lembrar-nos que taxas mais baixas nos Estados Unidos pressionam o dólar e os rendimentos dos títulos do Tesouro, aumentando a atratividade do ouro e de outros ativos que não pagam juros.